Clube desportivo
Ginásio/centro de fitness
NIF – 500 988 919
IBAN – PT50 0033 0000 0000 6373 8361 3
A vela é um desporto saudável que pode ser praticado em qualquer idade como forma de laser ou em competição. A sua prática promove um grande contacto e respeito pela natureza. Através da vela as crianças desenvolvem capacidades motoras e cognitivas importantes para o seu desenvolvimento, das quais se destacam a autoconfiança, o poder de decisão, responsabilidade, a destreza e coordenação motora, a orientação e o equilíbrio.
Através da prática da vela adquirem-se importantes noções de segurança e aprende-se a utilizar o vento, as marés e as ondas no controlo de pequenas embarcações. A vela é um desporto seguro que promove o bem-estar físico emocional e intelectual dos jovens e é por excelência uma óptima ocupação dos tempos livres.
É uma modalidade de grande tradição na Associação Náutica do Seixal, que conta com um farto currículo histórico, aqui fica um excerto de um vídeo da formação de atletas
Na Associação Náutica do Seixal as crianças aprendem a velejar e descobrem os segredos do mar e do vento. A ANS é um espaço de referência no convívio, disciplina e aprendizagem das nossas crianças e adolescentes, onde põe à disposição um conjunto de técnicos, equipamentos e de instalações num local privilegiado onde as famílias e os jovens podem partilhar agradáveis momentos.
A ANL tem organizado, desde a sua constituição as mais importantes provas de Vela e de Remo disputadas na Bacia do Tejo e na Baía de Cascais e destacou-se nas últimas dezenas de anos na organização de provas oceânicas para barcos de cruzeiro.
Fundado em 20 de Julho de 1990, o Clube de Oficiais da Marinha Mercante é um clube sem fins lucrativos tem vindo a desenvolver inúmeras actividades para aqueles que escolheram uma carreira ligada ao Mar.
Tem como objectivo a união e confraternização dos seus sócios, realizando não só eventos lúdicos como também seminários técnicos. Dentro dos eventos lúdicos realizados pelo Clube de Oficiais da Marinha Mercante, salienta-se os “Sons na Tarde”, uma tarde de música no primeiro Domingo de cada mês.
O Clube de Vela de Portugal é uma associação desportiva sem fins lucrativos dedicada à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos.
As competições náuticas, que remontam ao tempo de D. Maria II, em Paço de Arcos, conquistaram também uma importante projeção internacional, da qual importa destacar a vitória no campeonato do mundo por Rui Coelho em 1994, em "Laser" (radial).
O objetivo do CDPA é incrementar sob o lema “Amizade primeiro, competição depois”, o Desporto, a Educação Física, a Cultura e o Recreio, tendo ao longo dos anos a sua atividade sido reconhecida e distinguida.
O Clube Náutico de Almada (CNA) é uma associação de caráter desportivo, cultural e recreativo sem fins lucrativos, que tem por objeto o desenvolvimento das atividades náuticas em geral e em especial a Vela e a Canoagem.
Foi fundado em 9 de abril de 1975, começando a sua atividade no Cais do Ginjal, na margem esquerda do Tejo, tendo posteriormente passado para o Cais do Olho de Boi, a jusante desta.
Atualmente encontra-se a desenvolver a sua atividade em Cacilhas, no largo Alfredo Diniz ( Alex ).
Contando com um número de sócios ativos na ordem dos 300, é o único clube dedicado à vela e à canoagem na cidade de Almada, oferecendo consequentemente um dos raros interfaces entre a população e o Rio Tejo.
O CNA efectuou em 2011 e 2012 o projeto de preparação e utilização das suas atuais instalações e equipamentos de apoio, no âmbito da recuperação e revalorização da zona ribeirinha, em Cacilhas, ao abrigo do Programa de Ação para as “Parcerias para a Regeneração Urbana”, no domínio da “Valorização de Frentes Ribeirinhas”, da “Política de Cidades POLIS XXI”, contando para tal com o Apoio da Câmara Municipal de Almada.
O CNOCA – Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por fim principal proporcionar aos sócios a prática de desporto. Lê-se nos estatutos que, embora as modalidades náuticas sejam privilegiadas, poderão ser igualmente consideradas outras modalidades que o interesse manifestado pelos sócios justifique.
Assim, este clube promove não só a prática de desportos como vela, mergulho, canoagem e windsurf, mas também apoia a prática e desenvolve iniciativas em modalidades como o golfe, o voleibol ou o ténis.
Para além da promoção de eventos e iniciativas desportivas com um caráter de lazer para os sócios, o clube aposta na formação de atletas através das escolas de vela, natação e ténis e clínicas de golfe, tendo já um longo historial de participação em competições nas diversas modalidades. Para mais, o CNOCA conta ainda com uma extensa frota e com um vasto leque de equipamentos disponíveis para aluguer por parte dos sócios do clube.
O CNOCA conta com cerca de 1000 sócios.
O Clube Naval de Lisboa, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Publica, fundado em 27 de Fevereiro de 1892 por Abel Power Daggge, Augusto de Paiva Moniz, Carlos French Duff, Duarte Alexandre Holbeche, Frederico José Burnay, José Felix Peixoto Gimenez, Joaquim Honório Metrass, José Maria Batista Lopes de Amorim, Justino M. de Oliveira, Narciso M. de Oliveira, Nestor de Oliveira Sampaio, Pedro Augusto Franco Júnior, Pedro Sanches Navarro, R.N.Oaklay e Xavier de Almeida.
O Clube, que nos estatutos iniciais tinha como missão “cooperação à utilíssima, nobre e filantrópica ideia de criação dum posto de socorros a náufragos e a instrução náutica” rapidamente assumiu um papel importante no panorama náutico português, sendo pioneiro em muitas atividades.
A sua génese remonta ao primeiro clube náutico de que há referências em Portugal, o Arrow Club fundado pela comunidade Inglesa em 18 de Agosto de 1828.
Actualmente o Clube Naval de Lisboa tem como missão social o apoio ao desporto, no ensino e na prática desportiva. Encontra-se presente nas modalidades de Vela e Remo embora tenha como objectivo aumentar o número de praticantes e expandir para mais modalidades.