Data do século XIX a primeira prova de vela, em Portugal, realizada no rio Tejo e impulsionada por oficiais da colónia britânica, em 1850.
Cinco anos depois viria, a ser criada por D. Pedro V, a Real Associação Naval, actual Associação Naval de Lisboa - o primeiro clube náutico da Península Ibérica. Em 1882, surge também o Real Clube Naval de Lisboa, hoje designado por Clube Naval de Lisboa. Os primeiros tempos da vela desportiva nacional foram assim marcados por um forte espírito amador, se bem que apoiado pela Casa Real e pelo Estado.
A crescente dinâmica na modalidade levaria a que, em 1927, fosse fundada a Federação Portuguesa de Vela, de modo a que Portugal pudesse entrar na organização internacional e olímpica de vela.
No ano seguinte, a FPV filia-se na IYRU - Internacional Yacht Racing Union, conhecida hoje como ISAF (International Sailing Federation).
A Federação Portuguesa de Vela é a entidade reconhecida como Autoridade Nacional à qual compete promover e dirigir técnica e disciplinarmente o desporto da Vela e representá-lo em Portugal e no estrangeiro.
A ANC tem por fim promover o desenvolvimento da prática desportiva e recreativa da vela de cruzeiro em colaboração com a Federação Portuguesa de Vela e com as demais entidades ligadas aos desportos náuticos e ao mar.
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRUZEIROS (ANC) resultou da fusão das anteriores Associação de Pequenos Veleiros de Cruzeiro (APVC) e Associação de Veleiros de Cruzeiro (AVC), em 28 de Fevereiro de 1994, num processo amistoso traduzido na sua aprovação, por unanimidade, pelas assembleias gerais de ambas as precursoras.
A ARVC é uma associação de clubes de vela ou com secção de vela filiada na Federação Portuguesa de Vela (FPV), que tem como objectivo a promoção e desenvolvimento da modalidade na zona geográfica do território nacional que abrange os distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Portalegre.
Clube desportivo
Ginásio/centro de fitness
NIF – 500 988 919
IBAN – PT50 0033 0000 0000 6373 8361 3
A vela é um desporto saudável que pode ser praticado em qualquer idade como forma de laser ou em competição. A sua prática promove um grande contacto e respeito pela natureza. Através da vela as crianças desenvolvem capacidades motoras e cognitivas importantes para o seu desenvolvimento, das quais se destacam a autoconfiança, o poder de decisão, responsabilidade, a destreza e coordenação motora, a orientação e o equilíbrio.
Através da prática da vela adquirem-se importantes noções de segurança e aprende-se a utilizar o vento, as marés e as ondas no controlo de pequenas embarcações. A vela é um desporto seguro que promove o bem-estar físico emocional e intelectual dos jovens e é por excelência uma óptima ocupação dos tempos livres.
É uma modalidade de grande tradição na Associação Náutica do Seixal, que conta com um farto currículo histórico, aqui fica um excerto de um vídeo da formação de atletas
Na Associação Náutica do Seixal as crianças aprendem a velejar e descobrem os segredos do mar e do vento. A ANS é um espaço de referência no convívio, disciplina e aprendizagem das nossas crianças e adolescentes, onde põe à disposição um conjunto de técnicos, equipamentos e de instalações num local privilegiado onde as famílias e os jovens podem partilhar agradáveis momentos.
A ANL tem organizado, desde a sua constituição as mais importantes provas de Vela e de Remo disputadas na Bacia do Tejo e na Baía de Cascais e destacou-se nas últimas dezenas de anos na organização de provas oceânicas para barcos de cruzeiro.
Fundado em 20 de Julho de 1990, o Clube de Oficiais da Marinha Mercante é um clube sem fins lucrativos tem vindo a desenvolver inúmeras actividades para aqueles que escolheram uma carreira ligada ao Mar.
Tem como objectivo a união e confraternização dos seus sócios, realizando não só eventos lúdicos como também seminários técnicos. Dentro dos eventos lúdicos realizados pelo Clube de Oficiais da Marinha Mercante, salienta-se os “Sons na Tarde”, uma tarde de música no primeiro Domingo de cada mês.
O Clube de Vela de Portugal é uma associação desportiva sem fins lucrativos dedicada à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos.
As competições náuticas, que remontam ao tempo de D. Maria II, em Paço de Arcos, conquistaram também uma importante projeção internacional, da qual importa destacar a vitória no campeonato do mundo por Rui Coelho em 1994, em "Laser" (radial).
O objetivo do CDPA é incrementar sob o lema “Amizade primeiro, competição depois”, o Desporto, a Educação Física, a Cultura e o Recreio, tendo ao longo dos anos a sua atividade sido reconhecida e distinguida.
O Clube Náutico de Almada (CNA) é uma associação de caráter desportivo, cultural e recreativo sem fins lucrativos, que tem por objeto o desenvolvimento das atividades náuticas em geral e em especial a Vela e a Canoagem.
Foi fundado em 9 de abril de 1975, começando a sua atividade no Cais do Ginjal, na margem esquerda do Tejo, tendo posteriormente passado para o Cais do Olho de Boi, a jusante desta.
Atualmente encontra-se a desenvolver a sua atividade em Cacilhas, no largo Alfredo Diniz ( Alex ).
Contando com um número de sócios ativos na ordem dos 300, é o único clube dedicado à vela e à canoagem na cidade de Almada, oferecendo consequentemente um dos raros interfaces entre a população e o Rio Tejo.
O CNA efectuou em 2011 e 2012 o projeto de preparação e utilização das suas atuais instalações e equipamentos de apoio, no âmbito da recuperação e revalorização da zona ribeirinha, em Cacilhas, ao abrigo do Programa de Ação para as “Parcerias para a Regeneração Urbana”, no domínio da “Valorização de Frentes Ribeirinhas”, da “Política de Cidades POLIS XXI”, contando para tal com o Apoio da Câmara Municipal de Almada.
O CNOCA – Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por fim principal proporcionar aos sócios a prática de desporto. Lê-se nos estatutos que, embora as modalidades náuticas sejam privilegiadas, poderão ser igualmente consideradas outras modalidades que o interesse manifestado pelos sócios justifique.
Assim, este clube promove não só a prática de desportos como vela, mergulho, canoagem e windsurf, mas também apoia a prática e desenvolve iniciativas em modalidades como o golfe, o voleibol ou o ténis.
Para além da promoção de eventos e iniciativas desportivas com um caráter de lazer para os sócios, o clube aposta na formação de atletas através das escolas de vela, natação e ténis e clínicas de golfe, tendo já um longo historial de participação em competições nas diversas modalidades. Para mais, o CNOCA conta ainda com uma extensa frota e com um vasto leque de equipamentos disponíveis para aluguer por parte dos sócios do clube.
O CNOCA conta com cerca de 1000 sócios.
O Clube Naval de Lisboa, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Publica, fundado em 27 de Fevereiro de 1892 por Abel Power Daggge, Augusto de Paiva Moniz, Carlos French Duff, Duarte Alexandre Holbeche, Frederico José Burnay, José Felix Peixoto Gimenez, Joaquim Honório Metrass, José Maria Batista Lopes de Amorim, Justino M. de Oliveira, Narciso M. de Oliveira, Nestor de Oliveira Sampaio, Pedro Augusto Franco Júnior, Pedro Sanches Navarro, R.N.Oaklay e Xavier de Almeida.
O Clube, que nos estatutos iniciais tinha como missão “cooperação à utilíssima, nobre e filantrópica ideia de criação dum posto de socorros a náufragos e a instrução náutica” rapidamente assumiu um papel importante no panorama náutico português, sendo pioneiro em muitas atividades.
A sua génese remonta ao primeiro clube náutico de que há referências em Portugal, o Arrow Club fundado pela comunidade Inglesa em 18 de Agosto de 1828.
Actualmente o Clube Naval de Lisboa tem como missão social o apoio ao desporto, no ensino e na prática desportiva. Encontra-se presente nas modalidades de Vela e Remo embora tenha como objectivo aumentar o número de praticantes e expandir para mais modalidades.
CRUZEIROS NO TEJO
CRUZEIROS À VELA NO TEJO PRIVATIVOS SÓ PARA 2
CRUZEIROS LOW COST EXCLUSIVOS PARA GRUPOS
WORKSHOPS DE INICIAÇÃO À VELA NO TEJO PARA GRUPOS
VOUCHER PARA UM PROGRAMA DE NAVEGAÇÃO À VELA NO TEJO:
O PRESENTE ORIGINAL
Escola de Formação em Náutica de Recreio - Náutica Martins da Cruz, pretende oferecer cursos de todas as categorias com distinção e grande ênfase na qualidade tanto das matérias ministradas, das instalações (estacionamento privativo gratuito, ar condicionado, wi-fi, ...) , bem como da embarcação "FORMIDÁVEL" (classificada para Navegação Oceânica e extremamente bem equipada em electrónica) utilizada nas aulas práticas.
O principal formador da escola - Comandante Martins da Cruz - conta com o apoio de uma reduzida equipa de formadores criteriosamente selecionados que complementam e asseguram o mesmo nível de formação, mantendo sempre uma partilha das suas diversas experiências e sensibilidades no decorrer das aulas.
Lisboa, a capital de Portugal, marcante pela sua beleza e pelo seu passado histórico-marítimo, pelas suas gentes, o seu modo de vida e a sua arquitetura vive ancorada num porto que foi um dos mais movimentados na Europa durante a época medieval. A náutica de recreio é uma atividade cuja prática foi sempre promovida e incentivada pelo Porto de Lisboa, um verdadeiro porto de abrigo, protegido do vento e da ondulação de todos os quadrantes, o que lhe permite acolher todo o tipo de embarcações, durante o ano inteiro.
As suas quatro docas de recreio, situadas na margem Norte do rio Tejo - doca de Alcântara, doca de Santo Amaro, doca de Belém e doca do Bom Sucesso -, têm capacidade para cerca de 1 000 embarcações e dispõem de boas condições de acolhimento, oferecendo aos seus visitantes uma grande variedade de serviços.
Pelo facto do porto fazer parte da cidade, os seus clientes beneficiam da conveniência de todos os serviços que uma grande metrópole oferece.
A Marina de Cascais é por vocação o palco de grandes Eventos Internacionais e por paixão um espaço nobre de acolhimento, lazer e conforto a todos os que por lá passam. No passado recente fica o acolhimento dado a grandes provas como a America’s Cup World Series Cascais 2011, o Campeonato do Mundo de Vela ISAF 2007, o Campeonato da Europa de 49ers, Regata QuebraMar, Cowes-Cascais, Volta a Portugal à Vela, Portugal Match Cup, Troféu Sua Majestade o Rei D. Juan Carlos I entre muitas outras competições que têm prestigiado o nome da Marina de Cascais a nível nacional e internacional. As grandes competições têm reunido na Marina além de velejadores oceânicos muitas cabeças coroadas da velha Europa, também eles amantes do Mar e do bom vento como é o caso do Rei Juan Carlos de Espanha, Constantino da Grécia e Harold da Noruega.
Cascais recebeu alguns dos mais importantes Eventos de Vela do Mundo é por natureza um local com vocação para todos os Desportos Naúticos e todos os temas relacionados com o Mar, esta reputação é reforçada pelo próprio Rei D. Carlos I, o último Rei de Portugal e último de longa linhagem Real, estando a Baía de Cascais a uma curta distância de Lisboa, mas com um ambiente cosmopolitano, brindando com uma forma relaxada de bem-estar, parecendo-se como um Mundo à parte da Capital, D. Carlos I tornou Cascais a sua casa de Verão, sendo um oceanógrafo devotado, e muito respeitado pelos seus estudos Maritímos, estabelecendo numa vila piscatória um dos mais importantes laboratórios oceanográficos a nível mundial, em simultaneo atraindo velejadores, entusiastas de desportos naúticos e turistas que assim se juntavam à Elite Portuguesa na Vila e Baía de Cascais.
Da inspiração e persistência recolhida desses antepassados, a Marina de Cascais assume-se como um projecto ambicioso do Século XXI, aliado do Ambiente e das Novas Tecnologias. Com um vento com uma orientação fiável e constante, e uma brisa regular, inúmeros locais para os espectadores disfrutarem a acção de muito próximo, torna-se um local único para receber um Evento de Vela. E a escolha da America’s Cup para ser o local de inauguração das World Series vem reafirmar a reputação da Marina de Cascais a nível Mundial que se orgulha de ter recebido primeiramente as melhores tripulações mundiais e os barcos à Vela mais rápidos do Mundo, ficando Cascais e a sua Marina como um marco na histórica mudança do formato da prestigiada America’s Cup.
Com capacidade para 650 embarcações, a Marina de Cascais tem vindo permanentemente a melhorar as suas instalações e serviços para que as suas condições de excepção, tanto em terra como no mar, para serem desfrutadas por todos os que a frequentam.
Hospitalidade, Saber Receber, Operacionalidade, Oferta de Bons Serviços e Segurança são alguns dos compromissos da Marina de Cascais.
Rodeada por algumas das mais famosas e bonitas praias da Europa, a Marina de Portimão, assumiu uma posição de líder português, como destino preferencial de mega-iates até 50m.
Situada na barra mais segura do país, no amplo estuário do Rio Arade, estende-se por uma área de cerca de 25 ha, enquadrada pelos fortes de Santa Catarina e S. João e por magníficas instalações de apoio. A Marina tem águas profundas que permitem entrar e sair da mesma, em qualquer maré, ampla entrada e espaçosas áreas de manobra, abrigadas dos ventos predominantes.
Inserida num condomínio de luxo com Praia Exclusiva, Hotel, Restaurantes, Lojas, Bares e magnífica Piscina oceânica, virados para o mar, possui vigilância contínua. Possui, ainda, estacionamento privativo ao ar livre e coberto.
Palco das mais prestigiadas provas internacionais, a Marina de Portimão é procurada como Base Oficial de treinos de equipas profissionais do mundo inteiro.
Ainda no âmbito desportivo e com carácter social de grande impacto, continuamos a apoiar o Projecto Vela Solidária, englobando a sua vertente de vela adaptada, a ganhar cada vez mais participantes e a formar campeões.
No ano de 2019 a Marina de Portimão recebeu a frota Clipper Round the World, no primeiro stopover da Odisseia de Volta ao Mundo que os 11 veleiros estão a realizar até Agosto de 2020, bem como os Campeonatos Nacional e Europeu Hansa, modalidade de vela adaptada, com a participação de mais de 120 velejadores e uma centena de barcos.
O Núcleo de Estaleiros da Marina de Portimão, situado na margem direita do Rio Arade, está suficientemente próximo para o servir, sem os incómodos e poluição associados a este serviço. Com capacidade para hastear embarcações de grande porte (até 300 tons) e catamarans até 9 metros de boca, o estaleiro da Marina de Portimão oferece uma vasta gama de serviços especializados de qualidade.
Num ambiente único, a nossa equipa de profissionais, competentes e atenciosos, convidam-no a desvendar a diversidade e qualidade dos nossos serviços e tudo farão para tornar inesquecível a sua estadia connosco.
Sendo a única Marina Portuguesa premiada com o Jack Nichols Award, a Marina de Portimão recebe igualmente a nota máxima, de 5 âncoras, na classificação internacional “Gold Anchor Awards” atribuído pela prestigiada “The Yacht Horbour Association / British Marine Federation”
Junto à Praia Vasco da Gama, encontra-se o Porto de Recreio de Sines. Ponto de paragem obrigatória das embarcações de recreio que percorrem a costa portuguesa em rotas nacionais ou internacionais, este porto abre novas perspetivas à exploração turística de Sines e de toda a Costa Vicentina.
Trata-se do único porto de recreio da costa marítima entre Setúbal e o Algarve, numa zona onde a navegação de recreio é intensa durante todo o ano. Assinale-se, igualmente, que o moderno complexo portuário e industrial pouco ou nada alterou a excelente reputação de Sines como destino turístico.
O Porto de Recreio de Sines é constituído pelo molhe de abrigo, cais de alagem, rampa de varadouro, grua móvel, retenção marginal, terraplenos, e passadiços e "fingers" flutuantes para acostagem de embarcações. A sua capacidade atual é de 230 lugares de amarração, prevendo-se uma gradual ampliação até 250 lugares, bem como de um número apreciável de lugares de parqueamento em terra. Dispõe ainda de um leque variado de serviços, tais como fornecimento de água e eletricidade, berços e picadeiros, instalações sanitárias e balneário, lavandaria, posto de abastecimento de combustíveis, receção de óleos usados, telefone público, pagamento automático Visa ou Multibanco, internet sem fios (wi-fi), vigilância, dados meteorológicos, alguma capacidade local de reparações.
Fundada em 1997 fomos pioneiros em Portugal na venda de produtos náuticos por catálogo e internet.
Loja On-Line e Loja Física junto ao Estaleiro da Doca de Belém
Venda de todo o tipo de Produtos e Serviços Náuticos.
O Grupo AIFE – LIFERAFT foi pioneiro na criação em Portugal da primeira estação de serviço dedicada à revisão de toda a gama de equipamentos ligados ao salvamento marítimo (jangadas pneumáticas, coletes insufláveis e fatos hipotérmicos), tendo obtido, nesta específica área de actuação, um nível de conhecimento e especialização que constitui uma mais-valia para a LIFERAFT – Venda e Manutenção de Equipamento Náutico, S.A, ao nível dos mais elevados padrões de qualidade de serviço requeridos pelo sector.
Empresa fundada em 1997, dedicada a assistência especializada de embarcações, motores, sistemas de propulsão e acessórios.
A Nautibrás é uma empresa fundada em 1997, dedicada à assistência especializada de embarcações, motores, sistemas de propulsão e acessórios. Está localizada no concelho de Sesimbra, representante oficial das marcas: Volvo Penta, Mercury/Mercruiser e Yanmar, conta com técnicos especializados no ramo náutico para que possamos prestar o melhor serviço. Ao longo dos anos especializámos-nos nas marcas que representamos e temos acompanhado todas as formações que nos são proporcionadas por essas marcas.
Realizamos revisões anuais/periódicas e também todo o tipo de reparações e recondicionamento de motores e sistemas de propulsão. Contamos com o apoio direto das marcas que representamos e temos também todos os equipamentos de diagnóstico electrónico mais recentes. Instalamos variados tipos de acessórios electrónicos e outros.Trabalhamos em parceria com servico de estofador e de fibra. Dispomos ainda de serviço de assistência móvel assim como o de transporte de embarcações.
Biminis, Lazy Bags, Capuchanas
Enroladores, Cabos, Mastros, Paus de Spi
A Sailloft nasceu em 2001 com o intuito de introduzir no mercado nacional um novo conceito de velaria.
Este conceito passa por não nos limitarmos apenas a produzir, comercializar e reparar velas, mas a oferecer um conjunto de soluções práticas e seguras para o seu barco seja em regata ou cruzeiro onde possa tirar o máximo rendimento em termos de performance, facilidade de manobra, conforto e em segurança.
Representamos várias marcas conceituadas de material náutico como enroladores, cabos, mastros e paus de spi em carbono e hardware com o objectivo de oferecer uma gama completa de produtos para a manobra do seu barco.
Desta forma, e conjugando todos estes factores, oferecemos uma resposta rápida e efectiva às suas necessidades.
Trabalhamos em parceria com barcos de competição como o TP52 "Bigamist VII", Shipman65 "São Bernardo", Beneteau First 45 "Atria 45", IMX 45 "Xekmatt", Grand Soleil 40R "Matrix" e Dufour 40 "Sail4us" entre outros.
Somos a velaria oficial do "Portugal Match Cup".
Ficamos à espera do seu contacto para uma cotação ou pedido de reparação.
Saudações Náuticas.