ACTUALIZAÇÕES
Para Inserir Entidades ou corrigir informação já existente pode usar o Formulário de Contacto. Obrigado, Paulo Matos

Marina/Porto de Recreio

Marina/Porto de Recreio

Lisboa, a capital de Portugal, marcante pela sua beleza e pelo seu passado histórico-marítimo, pelas suas gentes, o seu modo de vida e a sua arquitetura vive ancorada num porto que foi um dos mais movimentados na Europa durante a época medieval. A náutica de recreio é uma atividade cuja prática foi sempre promovida e incentivada pelo Porto de Lisboa, um verdadeiro porto de abrigo, protegido do vento e da ondulação de todos os quadrantes, o que lhe permite acolher todo o tipo de embarcações, durante o ano inteiro.
As suas quatro docas de recreio, situadas na margem Norte do rio Tejo - doca de Alcântara, doca de Santo Amaro, doca de Belém e doca do Bom Sucesso -, têm capacidade para cerca de 1 000 embarcações e dispõem de boas condições de acolhimento, oferecendo aos seus visitantes uma grande variedade de serviços.
Pelo facto do porto fazer parte da cidade, os seus clientes beneficiam da conveniência de todos os serviços que uma grande metrópole oferece.

Marina/Porto de Recreio

A Marina de Cascais é por vocação o palco de grandes Eventos Internacionais e por paixão um espaço nobre de acolhimento, lazer e conforto a todos os que por lá passam. No passado recente fica o acolhimento dado a grandes provas como a America’s Cup World Series Cascais 2011, o Campeonato do Mundo de Vela ISAF 2007, o Campeonato da Europa de 49ers, Regata QuebraMar, Cowes-Cascais, Volta a Portugal à Vela, Portugal Match Cup, Troféu Sua Majestade o Rei D. Juan Carlos I entre muitas outras competições que têm prestigiado o nome da Marina de Cascais a nível nacional e internacional. As grandes competições têm reunido na Marina além de velejadores oceânicos muitas cabeças coroadas da velha Europa, também eles amantes do Mar e do bom vento como é o caso do Rei Juan Carlos de Espanha, Constantino da Grécia e Harold da Noruega.

Cascais recebeu alguns dos mais importantes Eventos de Vela do Mundo é por natureza um local com vocação para todos os Desportos Naúticos e todos os temas relacionados com o Mar, esta reputação é reforçada pelo próprio Rei D. Carlos I, o último Rei de Portugal e último de longa linhagem Real, estando a Baía de Cascais a uma curta distância de Lisboa, mas com um ambiente cosmopolitano, brindando com uma forma relaxada de bem-estar, parecendo-se como um Mundo à parte da Capital, D. Carlos I tornou Cascais a sua casa de Verão, sendo um oceanógrafo devotado, e muito respeitado pelos seus estudos Maritímos, estabelecendo numa vila piscatória um dos mais importantes laboratórios oceanográficos a nível mundial, em simultaneo atraindo velejadores, entusiastas de desportos naúticos e turistas que assim se juntavam à Elite Portuguesa na Vila e Baía de Cascais.

Da inspiração e persistência recolhida desses antepassados, a Marina de Cascais assume-se como um projecto ambicioso do Século XXI, aliado do Ambiente e das Novas Tecnologias. Com um vento com uma orientação fiável e constante, e uma brisa regular, inúmeros locais para os espectadores disfrutarem a acção de muito próximo, torna-se um local único para receber um Evento de Vela. E a escolha da America’s Cup para ser o local de inauguração das World Series vem reafirmar a reputação da Marina de Cascais a nível Mundial que se orgulha de ter recebido primeiramente as melhores tripulações mundiais e os barcos à Vela mais rápidos do Mundo, ficando Cascais e a sua Marina como um marco na histórica mudança do formato da prestigiada America’s Cup.

Com capacidade para 650 embarcações, a Marina de Cascais tem vindo permanentemente a melhorar as suas instalações e serviços para que as suas condições de excepção, tanto em terra como no mar, para serem  desfrutadas por todos os que a frequentam.

Hospitalidade, Saber Receber, Operacionalidade, Oferta de Bons Serviços e Segurança são alguns dos compromissos da Marina de Cascais.

Marina/Porto de Recreio

Algarve - Sul de Portugal - Europa
O último porto seguro a caminho do Mediterrâneo

Rodeada por algumas das mais famosas e bonitas praias da Europa, a Marina de Portimão, assumiu uma posição de líder português, como destino preferencial de mega-iates até 50m.

Situada na barra mais segura do país, no amplo estuário do Rio Arade, estende-se por uma área de cerca de 25 ha, enquadrada pelos fortes de Santa Catarina e S. João e por magníficas instalações de apoio. A Marina tem águas profundas que permitem entrar e sair da mesma, em qualquer maré, ampla entrada e espaçosas áreas de manobra, abrigadas dos ventos predominantes.

Inserida num condomínio de luxo com Praia Exclusiva, Hotel, Restaurantes, Lojas, Bares e magnífica Piscina oceânica, virados para o mar, possui vigilância contínua. Possui, ainda, estacionamento privativo ao ar livre e coberto.
Palco das mais prestigiadas provas internacionais, a Marina de Portimão é procurada como Base Oficial de treinos de equipas profissionais do mundo inteiro.

Ainda no âmbito desportivo e com carácter social de grande impacto, continuamos a apoiar o Projecto Vela Solidária, englobando a sua vertente de vela adaptada, a ganhar cada vez mais participantes e a formar campeões.

No ano de 2019 a Marina de Portimão recebeu a frota Clipper Round the World, no primeiro stopover da Odisseia de Volta ao Mundo que os 11 veleiros estão a realizar até Agosto de 2020, bem como os Campeonatos Nacional e Europeu Hansa, modalidade de vela adaptada, com a participação de mais de 120 velejadores e uma centena de barcos.

O Núcleo de Estaleiros da Marina de Portimão, situado na margem direita do Rio Arade, está suficientemente próximo para o servir, sem os incómodos e poluição associados a este serviço. Com capacidade para hastear embarcações de grande porte (até 300 tons) e catamarans até 9 metros de boca, o estaleiro da Marina de Portimão oferece uma vasta gama de serviços especializados de qualidade.

Num ambiente único, a nossa equipa de profissionais, competentes e atenciosos, convidam-no a desvendar a diversidade e qualidade dos nossos serviços e tudo farão para tornar inesquecível a sua estadia connosco.

Sendo a única Marina Portuguesa premiada com o Jack Nichols Award, a Marina de Portimão recebe igualmente a nota máxima, de 5 âncoras, na classificação internacional “Gold Anchor Awards” atribuído pela prestigiada “The Yacht Horbour Association / British Marine Federation”

Marina/Porto de Recreio

Junto à Praia Vasco da Gama, encontra-se o Porto de Recreio de Sines. Ponto de paragem obrigatória das embarcações de recreio que percorrem a costa portuguesa em rotas nacionais ou internacionais, este porto abre novas perspetivas à exploração turística de Sines e de toda a Costa Vicentina.

Trata-se do único porto de recreio da costa marítima entre Setúbal e o Algarve, numa zona onde a navegação de recreio é intensa durante todo o ano. Assinale-se, igualmente, que o moderno complexo portuário e industrial pouco ou nada alterou a excelente reputação de Sines como destino turístico.

O Porto de Recreio de Sines é constituído pelo molhe de abrigo, cais de alagem, rampa de varadouro, grua móvel, retenção marginal, terraplenos, e passadiços e "fingers" flutuantes para acostagem de embarcações. A sua capacidade atual é de 230 lugares de amarração, prevendo-se uma gradual ampliação até 250 lugares, bem como de um número apreciável de lugares de parqueamento em terra. Dispõe ainda de um leque variado de serviços, tais como fornecimento de água e eletricidade, berços e picadeiros, instalações sanitárias e balneário, lavandaria, posto de abastecimento de combustíveis, receção de óleos usados, telefone público, pagamento automático Visa ou Multibanco, internet sem fios (wi-fi), vigilância, dados meteorológicos, alguma capacidade local de reparações.


Lista de Clubes e Entidades ligadas à Vela